sábado, 17 de julho de 2010

Estratégias de Trabalho Orientado na Web

É inquestionável que a Internet apresenta, nos dias de hoje, um potencial importante na ajuda que fornece aos alunos no sentido da responsabilidade pessoal com seu próprio ritmo de aprendizagem, expandindo os seus horizontes, aprendendo a comunicar, a colaborar e, de facto,a aprender.
Torna-se contudo importante reconhecer que se, por um lado, a internet tem como grande potencialidade o grande manancial de informação disponível, ela representa também um manancial de dificuldades para o aluno, se este não for devidamente orientado pelo professor. Sem uma definição clara de objectivos e tarefas a desenvolver, os alunos ficarão sem rumo sobrecarregados com a imensa quantidade de informações disponível. Cabe, então, ao professor orientar os seus alunos a "navegar" de uma forma sistemática, ajudando-os a aferir com rigor a qualidade da informação e a identificar com clareza os objectivos da sua pesquisa.
No fundo a função do professor redefine-se: mais do que ensinar, ele deve fazer aprender. Deve conduzir os seus alunos na construção da sua própria aprendizagem. Por outras palavras, o professor planifica e elabora a estrutura daquilo que pretende que o aluno aprenda, propondo tarefas. O papel do professor é de acompanhar cada aluno, incentivá-lo, esclarecer as suas dúvidas, divulgar as melhores descobertas.
São vários os instrumentos a desenvolver/implementar com os alunos no âmbito do trabalho orientado na Web: caças ao tesouro, visitas virtuais, webquests, blog's, etc.

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