domingo, 18 de julho de 2010

Instrumentos Desenvolvidos no âmbito da Acção de Formação

1 - Webquest "Outros Povos, Outras Culturas"

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Esta Webquest foi implementada na sua totalidade apenas na turma B do 8º ano que é constituída por 18 alunos.
A temática insere-se no conteúdo “Diversidade Cultural” do programa de Geografia de 8º ano. A actividade foi desenvolvida em interdisciplinaridade com a disciplina de História, tendo sido planificada para 5 aulas de 90 minutos, por ser uma webquest de longa duração. Foi elaborada tendo por base as etapas consideradas neste tipo de documento (Introdução, Tarefa, Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão).


Esta Webquest apresenta uma introdução onde procurei remeter para conteúdos anteriormente adquiridos pelos alunos, nomeadamente sobre as civilizações clássicas, temática abordada na disciplina de História e sobre os vazios humanos, já leccionado nas aulas de Geografia.
Na tarefa proposta e no processo a desenvolver, procurei dar as indicações o mais claramente possível, de forma a que não restassem dúvidas sobre os objectivos do trabalho, sobretudo porque este se subdividia em duas fases.

Procurei igualmente fornecer toda uma série de recursos que se traduziram em links relevantes para a selecção de informação pertinente, previamente visitados e estudados por mim. Desta forma, os recursos indicados, tiveram em conta dois objectivos fulcrais: seleccionar e tratar a informação mais relevante sobre o tema , adquirir métodos de pesquisa, o mais autonomamente possível, com recurso às TIC, uma vez que também é esta uma das competências a atingir na disciplina de Geografia: Adquirir métodos e técnicas de trabalho individual e em grupo que contribuam para a construção das aprendizagens com recurso às novas tecnologias da informação e comunicação.


Ao nível da avaliação, tentei sistematizar a partir de uma tabela, os instrumentos de avaliação do trabalho em questão, cujo peso ou percentagem foi previamente negociada com os alunos. Neste aspecto, considero que deveria ter dado uma maior participação aos alunos aquando da definição dos items a avaliar, incluindo-os mais neste processo avaliativo, por forma a responsabilizá-los mais no seu cumprimento e, ao mesmo tempo, valorizando as suas opiniões, facto para o qual não estão habituados.
Na conclusão, procurei sintetizar o trabalho realizado e simultaneamente incentivar a reflexão sobre outros aspectos relacionados com esta temática tão vasta que é a diversidade cultural.

Após a implementação deste instrumento, que os alunos experimentaram pela primeira vez, considero que conseguiram, para além de recolher e tratar informação, aperfeiçoar os seus métodos de pesquisa na Internet, uma vez que, esta foi orientada.

Através deste recurso, os alunos conseguem desenvolver estratégias que lhe vão permitindo a aquisição de saberes, vão desenvolvendo a sua curiosidade científica acerca das temáticas em estudo, vão enfrentando novos desafios e vão ganhando cada vez mais capacidade de resposta a problemas do seu quotidiano.


2 - Visita Virtual a Paris

Clicar para aceder à Visita Virtual


Na área da disciplina que lecciono - Geografia - são muitas e diversificadas as visitas de estudo ou saídas de campo que se podem realizar. Acontece que, por vezes, a distância dos locais a visitar, a preocupação em cumprir os conteúdos programáticos, já de si tão extensos, a parte económica ou outras razões impedem que as realizemos.


Todos os docentes conhecem as vantagens de uma saída de campo ou visita de estudo bem organizada. Contactar directamente com os fenómenos e acontecimentos reais que são explorados na sala de aula permite-lhes aplicar os conhecimentos teóricos e, sem dúvida, compreendê-los melhor. A verdade é que é inquestionável que as imagens valem mais do que mil palavras!


Por essa razão, achei de grande interesse as viagens virtuais que podem ser utilizadas como estratégias de trabalho orientado na web substituindo visitas reais quando não há possibilidade de as realizar, ou então, preparar as visitas de estudo antes de as realizar, permitindo aos alunos um contacto prévio e abordando e explorando conteúdos que posteriormente serão conhecidos na realidade. A ideia de desenvolver este instrumento partiu da necessidade de contextualizar/preparar a viagem que os alunos viriam a realizar a Paris, até mesmo porque o tempo destinado a esta viagem era apenas de 5 dias.

Assim, esta visita virtual foi implementada na sua totalidade apenas nas turmas A e B do 9º ano que são constituídas por 18 alunos e a 2 alunos do 9º C que iriam à viagem a Paris; No total, realizaram a actividade 37 alunos, em virtude de 1 ter faltado à aula;

Foi inicialmente planificada para 1 aula de 90 minutos, por considerar que tratando-se de alunos de 9º ano, seriam mais autónomos na realização das tarefas e teriam maior dominio das TIC. Contudo, dado o interesse que a actividade suscitou nos alunos, houve necessidade de ajustá-la por forma a ser desenvolvida em mais um bloco de 90 minutos.

Optei, então, por criar um roteiro com sites, vídeos, fotografias previamente seleccionados, onde os alunos poderiam obter toda a informação necessária acerca dos locais que iriam visitar em Paris. Consegui a partir da implementação deste instrumento desenvolver nos alunos competências e adquirir conhecimentos quer no domínio científico das disciplinas de Geografia, Francês e História, quer no domínio das TIC, quer no que respeita à selecção, análise e síntese de informação.

Os alunos desenvolveram a sua pesquisa autonomamente e ao seu próprio ritmo tendo como finalidade última o preenchimento de um Guião sobre alguns dos aspectos observados na visita virtual.

3 - Diário de Bordo em forma de Blog (Clicar para aceder ao Blog)


O diário de bordo é um meio de os alunos registarem as suas actividades, reflexões, os seus comentários sobre o modo como o trabalho que desenvolvem em grupo ou individualmente se processa. É uma forma privilegiada de o seu autor descrever e reflectir sobre os problemas que vão surgindo, os obstáculos que decorrem do desenvolvimento do trabalho e da forma de os superar. O registo escrito permite criar o hábito de pensar as práticas, de se pensar a própria aprendizagem.

Por todas estas razões decidi construir com os alunos do 9º ano um Blog "5 Jours à Paris", que funcionou como diário de bordo, onde os alunos puderam previamente relatar as suas expectativas em relação à viagem a Paris e posteriormente transmitir as sensações de ter estado numa das cidades mais fantásticas do mundo.

As vantagens do diário de bordo são várias, o que justificou a sua utilização neste projecto que desenvolvi com os meus alunos. É um instrumento que vai testemunhando as actividades que o aluno vai desenvolvendo, organiza as suas reflexões pessoais sobre o seu trabalho; ajuda o aluno a fazer a sua auto-avaliação ao longo do desenvolvimento do projecto; promove hábitos de reflexão crítica e de escrita e dá ao professor uma perspectiva do trabalho que o aluno vai desenvolvendo, da sua aprendizagem, tornando-o um bom instrumento de avaliação.

Pelas razões evocadas, considero que esta ferramenta se revelou deveras muito útil e teve uma enorme adesão por parte dos alunos, que se sentiram porventura, muitos deles, autores de algo.

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