terça-feira, 20 de julho de 2010

Para REFLECTIR ...


AVALIAR PARA ENSINAR MELHOR!

Quem procura um médico espera, pelo menos duas coisas, um diagnóstico e um remédio para os seus males. Vamos tentar imaginar-nos sair do consultório de mãos vazias... Estado geral de saúde nota 6, e ponto final. Doente nenhum se contentaria com isso. E os alunos que recebem apenas uma nota no final de um período, será que não se sentem igualmente insatisfeitos? Se a escola existe para ensinar, de que vale uma avaliação que só confirma "a doença", sem identificá-la ou, melhor do que isso, sem nos mostrar sua cura?
Assim como o médico, que ouve o relato de sintomas do doente, que o examina e analisa radiografias e outros exames, também nós professores, temos à nossa disposição diversos recursos que podem ajudar a diagnosticar problemas na turma. É preciso, no entanto, prescrever o remédio. A avaliação escolar, hoje, só faz sentido se tiver o intuito de procurar caminhos para melhorar a aprendizagem.

Vale a pena reflectir sobre isto...

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