segunda-feira, 19 de julho de 2010

Reflexão Sobre a Implementação da Visita Virtual a Paris - na opinião dos alunos

Foi realizado aos alunos do 9º ano, um questionário com o objectivo de apurar as suas opiniões em relação à Vivita Virtual a Paris implementada nas aulas. Eis as principais conclusões retiradas a partir da análise que foi feita aos mesmos.

- Os dois items que lhes pareceram mais relevantes na realização da visita virtual, foram a melhor compreensão dos locais a visitar, bem como, a possibilidade de ver e ouvir coisas novas sobre Paris.


- Conclui-se que com a realização desta visita virtual a maioria dos alunos passou a conhecer melhor a cidade que iriam visitar, os locais incluídos no itinerário da viagem, bem como, a compreender melhor a história dos monumentos a visitar.



- A maioria dos alunos da turma foi da opinião de que a visita virtual realizada se encontrava bem organizada tendo facilitado/favorecido a realização do guião. Consideraram ainda que a introdução continha bem claros os objectivos de trabalho e que o mapa disponibilizado era claro e perceptível. Referiram ainda os alunos que os recursos disponibilizados além de suficientes eram interessantes e ricos em informação. Quanto à conclusão , não houve consenso, uma vez que, 23 alunos referem ter ficado motivados para novas explorações de temas através deste método; 10 não emitiram parecer, existindo dois alunos que referiram que a conclusão não os motivou para novas explorações através desta metodologia. Este facto, leva-me a considerar que possivelmente devo melhorar este aspecto.


- Com a realização desta visita virtual considero que consegui atingir os objectivos inicialmente propostos, uma vez que, despertei-lhes a curiosidade acerca da cidade que iriam visitar. Grande parte dos alunos referiram ter vontade de conhecer melhor a cidade e saber mais sobre a mesma.


- Quando confrontados com a comparação entre este método de avaliação e o teste tradicional, a maioria dos alunos não hesitou em considerá-lo mais fácil que o teste tradicional, achando-o igualmente mais motivante. Quanto ao facto de se aprender mais usando esta metodologia, a maioria não emitiu parecer (17 alunos), 15 consideram que se aprende mais recorrendo a este método, existindo ainda 3 alunos que consideraram que se aprende mais com o teste tradicional.


- No que concerne à auto-avaliação, a maioria dos alunos opinam que este método de avaliação lhes permite assimilar melhor os conteúdos abordados, detectar melhor as suas dificuldades e até ultrapassar melhor as suas dificuldades do que com a realização do teste convencional. Destaca-se, contudo, a existência de um grupo pouco significativo de alunos que aparenta ter dúvidas acerca das potencialidades deste método avaliativo, uma vez que, se absteve de emitir opinião em várias questões.

Sem comentários:

Enviar um comentário