segunda-feira, 19 de julho de 2010

Reflexão Sobre a Implementação da Webquest - na opinião dos alunos

Foi dirigido aos alunos do 8.º B um questionário sobre a implementação da Webquest "Outros Povos, Outras Culturas" na sala de aula. Os referidos questionários foram alvo de um tratamento estatístico e gráfico. Eis as principais conclusões:

- os items que os alunos apontaram como mais importantes/relevantes na realização desta webquest (2 opcções):

- Quanto aos aspectos que mais se destacaram na realização desta webquest, a maioria dos alunos passou a perceber melhor o tema “Diversidade Cultural”, mais concretamente, o povo/civilização estudada.

- A maioria dos alunos da turma foi da opinião de que a webquest realizada se encontrava bem organizada, sobretudo o processo, que consideraram conter todos os passos necessários à realização do trabalho; consideraram os recursos disponibilizados interessantes e ricos em informação. A conclusão acharam-na motivadora para a exploração de outros temas.

- Com a realização desta webquest os alunos ficaram com vontade de realizar mais actividades de pesquisa orientada na web. De salientar que poucos alunos referiram ter ficado com vontade de conhecer mais sobre o tema ou a civilização estudada, o que pode significar que o estudo realizado tenha satisfeito de forma efectiva a sua curiosidade.


- Quando confrontados com a comparação entre este método de avaliação e o teste tradicional, a maioria dos alunos não hesitou em considerá-lo mais fácil que o teste tradicional, achando-o igualmente mais motivante.

- No que concerne à auto-avaliação, os alunos opinam que este método de avaliação lhes permite assimilar melhor os conteúdos abordados e detectar melhor as suas dificuldades do que com a realização do teste convencional.

Sem comentários:

Enviar um comentário