domingo, 18 de julho de 2010

A Indecisão na Escolha do Instrumento a construir!

No âmbito desta acção de formação foi-nos solicitada a construção de um instrumento de avaliação com recurso às TIC. A minha escolha foi desde logo a Visita Virtual.
As razões são fáceis de evocar: em 1º lugar porque no decorrer deste ano lectivo iria levar a cabo uma Visita de Estudo a Paris para os alunos do 9º ano e, como tal, sería uma forma agradável e enriquecedora de preparar a referida viagem. Por outro lado, como existia um número significativo de alunos que não íriam, sería também uma forma de lhes proporcionar, ainda que virtualmente, uma viagem a esta magnífica cidade.
Claro está que tive igualmente receio de que a realização desta visita virtual em contexto de sala de aula viesse, de alguma forma, quebrar o encantamento da viagem. Mas, ainda assim, estava disposta a arriscar!
De súbito, pensei "mas que utilidade darei posteriormente a este recurso?" aí a dúvida instalou-se em mim. Melhor sería optar por desenvolver um instrumento que fosse de encontro com os conteúdos programáticos da disciplina e que, desta feita, pudésse ser reutilizável em anos posteriores. Foi então que resolvi optar pela construção de uma webquest alusiva à temática que íria abordar no 8º ano "Diversidade Cultural".
No entanto, terminada a webquest decidi, apesar do pouco tempo que dispunha, construir a visita virtual a Paris, que me proporcionou uma satisfação incalculável, porque afinal de contas, era mesmo aquilo que eu havia idealizado desde o primeiro momento.
Em paralelo à visita virtual e dado o entusiasmo dos alunos, decidi construir com eles um Blog, como diário de bordo, daquela que viria a ser a viagem dos sonhos de todos eles!
Sendo o blog uma ferramenta que eu já domino consideravelmente, foi fácil desenvolvê-la e implementá-la. Os alunos, estavam já habituados a participar no blog da disciplina de Geografia e da Biblioteca, dos quais sou administradora, tive, no entanto, que ajudá-los e orientá-los no âmbito da publicação, uma vez que, neste blog eram eles os autores, condição à qual eles não estavam acostumados.
Devo dizer que, apesar da hesitação inicial, não me arrependo de ter desenvolvido os três instrumentos, já que, deles consegui obter frutos importantes: o meu crescimento enquanto profissional, pois aprendi a construir instrumentos outrora desconhecidos. Por outro lado, recebi a satisfação dos alunos, também eles principiantes nestes domínios, que se sentiram capazes de trabalhar e realizar as tarefas propostas livremente e ao seu próprio ritmo. Considero que devo sentir-me feliz por isso, enquanto docente, pois já dizia Einstein "A tarefa essencial do professor é despertar no aluno a alegria de trabalhar e conhecer" e eu julgo tê-lo conseguido.

Sem comentários:

Enviar um comentário