segunda-feira, 6 de julho de 2009

Aprendizagem Colaborativa

Quando ouvi falar em aprendizagem colaborativa, fiquei um pouco pensativa! Mas que modalidade de aprendizagem é esta? Como se implementa? Será que resulta mesmo?
Bem, em primeiro lugar limitei-me a tentar responder à minha primeira questão. Colaborativa vem de colaboração. Será então que falamos de uma aprendizagem cujos fundamentos principais são a entreajuda? A interacção?
Após termos abordado e debatido o tema, pude constatar que efectivamente a aprendizagem colaborativa é uma aprendizagem feita em grupo, ou seja, através da interacção entre os alunos, da partilha de saberes e das discussões em torno de um tema. Desta forma, esbatem-se as dúvidas e chega-se à aprendizagem colectiva e ao conhecimento individual, sendo que o professor deixa de ter um papel central e passa a ser mediador e catalisador no decorrer do processo de aprendizagem. Passei a considerar esta forma de aprendizagem como uma mais-valia a explorar, principalmente porque acredito que, precisamos cada vez mais proporcionar aos nossos alunos situações de aprendizagem em que o eu ceda lugar ao nós, em que os alunos vivam situações semelhantes às que irão vivenciar enquanto cidadãos, cooperando, fazendo trocas, partilhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário