sexta-feira, 3 de julho de 2009

2. Avaliar em Geografia


A concepção de ensino em Geografia, leva-nos a perceber, um cenário avaliativo diferente da prática tradicional, no sentido de que as tarefas avaliativas propostas deverão privilegiar e valorizar, principalmente, expressões e noções de tempo e lugar, construídas pelos alunos. O “(…) aprender a ser e conviver em determinado 'espaço de pertença', a formação de identidades, da própria cidadania” (Callai, 2000). O acompanhamento do aluno, então, só poderá ocorrer através de tarefas que permitam a expressão das suas ideias e das suas vivências. Em Geografia, o estudo do lugar está sempre presente.
Desta forma, cabe ao professor ter parâmetros claros de aprendizagem que vão de encontro a essas tarefas e trabalhos, sem cair no risco das tarefas avaliativas serem desarticuladas de propostas pedagógicas dessa natureza, tais como testes objectivos, que não lhe permitirão obter indicadores qualitativos necessários para o acompanhamento da evolução de saberes tão diversos e complexos construídos pelos alunos nesta disciplina, ao longo do seu percurso escolar.
Percebi, então, que as competências visadas por esta disciplina em constante mutação, devem ser alvo de uma avaliação diária nas aulas, o que nem sempre acontece, ou acontece baseado em percepções que temos deste ou daquele aluno. Entendi também, que o professor, seja ele de que disciplina for tem de se abstrair do peso final das fichas de avaliação.
Esta formação ajudou-me a perceber que todos os nossos alunos possuem capacidade de progredir e a todos devem ser oferecidas as oportunidades para aprender, conviver, contornando suas limitações, e construindo a sua cidadania. As pessoas são diferentes e aprendem de maneira diferente, mas a diferença precisa estar presente e ser contemplada nas nossas escolas e pela nossa prática educacional. É preciso conhecer as necessidades de cada aluno e suprí-las. A intervenção e a estimulação, quanto mais precoces, mais rapidamente aumentam as chances de sucesso e diminuem o desânimo perante um sistema de ensino com o qual os alunos não se identificam.

1 comentário: