sexta-feira, 3 de julho de 2009

O Plural dos Sentidos

Numa das minhas pesquisas e a propósito de alguns conteudos abordados na disciplina de Geografia, encontrei uma pequena história, cujo autor se desconhece e que serve para reflectir um pouco acerca das aprendizagens dos nossos alunos.

Um dia, numa aula de Geografia,
a nossa professora ensinou-nos,
que o vento é uma simples massa de ar.
E eu acreditei.

Se a professora o diz ...
Mas não compreendi!
E pus-me a cogitar...

De volta para a aldeia,

onde ninguém estudou,
resolvi perguntar.

E disse o Zé Moleiro - o vento é pó de trigo,
são velas a rodar.

O vento é um amigo.

O Luís Pescador gritou, sem se conter:
- o vento faz as ondas e fez o meu pai morrer!
O vento é assassino, o vento faz doer.

- Nem sempre, lembrei eu.
Levanta os papagaios e fá-los ser estrelas num céu azul de sol.

E gemeu a velhinha, num canto do portal:

- O vento é dor nos ossos...

- É roupa no varal sequinha num instante!
Afirmou a minha mãe correndo atarefada,
entre casa e o quintal.

Mas, explicou um velho Jardineiro:

- O vento, meus amigos, destruiu-me as roseiras
e fez cair as flores das minhas trepadeiras.
O vento é muito mau!

Um Poeta sorriu...

- O vento é a beleza, as searas são mar...
se o vento as faz mover, no campo a ondular.

Então, sentei-me à mesa e estudei a lição.
Já sei o que é o vento:

É Dor, é Medo, é Pão.
É Beleza e Canção.
É a Morte no mar.
E por trás disso tudo...

É UMA MASSA DE AR ...

E eu disse cá para mim,

que a minha professora
com tudo o que estudou,

NÃO SOUBE ENSINAR/AVALIAR.
PORQUE NUNCA ESCUTOU.

Sem comentários:

Enviar um comentário