segunda-feira, 6 de julho de 2009

Avaliação Electrónica

A avaliação electrónica, mais não é do que utilizar meios informáticos na avaliação escolar (testes de diagnóstico, exercícios, avaliação sumativa, blog’s, portfolios, webquest’s etc.). Tem como principais objectivos promover a utilização pedagógica das TIC e uniformizar critérios de avaliação e ritmos de aprendizagem.
Nas últimas sessões da nossa acção de formação, mudamo-nos de bagagens para a sala 13 (Informática) e foi a vez de assistirmos a demonstrações e esclarecimentos sobre esta temática. A formadora foi a nossa querida e paciente Rosa Carvalho, que de uma forma eloquente nos foi abrindo janelas para este infindável mundo tecnológico. Mostrou-nos as potencialidades vastíssimas de uma folha de cálculo, como se utiliza um e-portfólio, como se constrói um blog, uma webquest, bem como as utilizações que podemos fazer da nossa ou do nosso (fica ao critério) Moodle.
Ouvimos atentamente ao mesmo tempo que procurávamos acompanhar o ritmo, por vezes, ultra-sónico da formadora aquando da explicação das potencialidades destas ferramentas.
Por isso, atrevo-me a dizer que considerei que esta última parte da nossa formação careceu de mais tempo para que pudéssemos praticar, desenvolver e explorar com mais calma exercícios nestas ferramentas.
Por último, gostaria ainda de frisar que apesar o esforço feito pelo nosso Governo (alguma coisa têm de fazer de bom!) no seu Plano Tecnológico, no sentido de dotar todas as escolas de meios que possibilitem aos professores dinamizar as suas práticas educativas no sentido da era tecnológica, todos nós sabemos que existem muitas escolas onde estes meios se revelam insuficientes, retrógrados e obsoletos, o que dificulta o trabalho destes profissionais.

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