segunda-feira, 6 de julho de 2009

As Novas Tecnologias ao serviço da Educação

“Eu nunca ensino os meus alunos. Somente tento criar condições nas quais eles possam aprender.” Albert Einstein

Esta célecre frase de Einstein deveria ser modelo para cada um de nós, educadores do século XXI. Vivemos numa era de constantes mudanças, de informações rápidas em que o conhecimento chega até nós de uma forma muito mais acelerada do que há alguns tempos atrás.
A educação passa pelas mesmas mudanças da sociedade. São diversas as reestruturações, novas propostas pedagógicas, tudo para fazer com que a educação acompanhe o ritmo da evolução tecnológica. Os nossos alunos, por sua vez, já chegam às escolas submersos pelas informações, pela tecnologia proveniente das média, da internet e dos jogos.
É possível dizer que a tecnologia, nos dias de hoje, é fundamental na educação, porém não podemos esquecer o papel do educador nesse processo. A televisão, a internet, o computador em si, trazem muitas coisas boas, mas também, por outro lado, informações inaproveitáveis e de difícil interpretação.
O papel do educador surge neste aspecto, como facilitador, mediador entre as informações e os alunos, sendo um auxílio para que eles cheguem até o conhecimento científico, ultrapassando o simples senso comum. Como afirma Veiga ( 2001, p.2)“…é preciso evoluir para se progredir, e a utilização da informática desenvolve os conteúdos com uma metodologia alternativa, o que muitas vezes auxilia o processo de aprendizagem. O papel então dos professores não é apenas o de transmitir informações, é o de facilitador, mediador da construção do conhecimento.”
Então, o computador passa a ser o "aliado" do professor na aprendizagem, propiciando transformações no ambiente de aprender e questionando as formas de ensinar. Perante este cenário, defendo severamente a utilização da informática e das novas tecnologias como recurso pedagógico, tanto da internet, para a realização de pesquisas orientadas pelo professor e para a comunicação por meio de e-mails, quanto no uso de softwares educacionais de diversos géneros que cada vez mais estão a invadir o nosso mercado.
Saliente-se ainda, que a utilização destas novas tecnologias vão de encontro à própria aprendizagem colaborativa, que abordei no post anterior deste blog. São inúmeras as formas de aprendizagem colaborativa na internet e que podemos utilizar com os nossos alunos. Desde os blog’s, onde os alunos podem trocar ideias entre si, comentar artigos ou imagens; As webquest’s, que constituem um grande exemplo de trabalho para ser feito de forma cooperativa com os alunos, solucionando problemas em grupo.
Igualmente importante é a elaboração de portfólios, uma vez que estes constituem um recurso estimulante para os alunos sobretudo se para a sua construção forem usados meios informáticos. São uma ferramente excelente, já que, para além de evidenciarem as aprendizagens por eles realizadas a uma determinada disciplina ou a um ciclo de estudos, permite-lhes uma auto-regulação do seu percurso escolar. Além disso, é um instrumento que melhora a auto-estima do aluno, no sentido de que as suas aprendizagens se encontram reflectidas ali e podem ser exibidas.
Nas minhas aulas, tento privilegiar sempre a utilização destes meios como uma forma de tornar as aulas mais apelativas, cativantes e dinâmicas. O feedback dado pelos meus alunos dia após dia e nas fichas de auto-avaliação é excelente. São unânimes em considerar que a apreensão de conteúdos se revela muito mais significativa, pois são eles os grandes pivôs das minhas aulas, eu limito-me a conduzi-lôs e orientá-los.

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